quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

SEJA DIZIMISTA!

MISSA DA SAÚDE


Toda quarta-feira, às 18:30h acontece a Missa da Saúde  na Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

“Por isso vos digo: tudo o que pedirdes na oração,
crede que o tendes recebido, e ser-vos-á dado."
( Marcos 11, 24) 

A Missa da Saúde busca favorecer a todas as pessoas, em especial, aos enfermos um momento eucarístico especial para promovermos uma grande corrente de oração e solidariedade com aqueles que sofrem e padecem a dor, o sofrimento, a fragilidade, a angustia, o medo, etc. causados pela enfermidade. A missa é um momento muito forte para sentir e experimentar a presença de Cristo que veio para que todos tenham vida e vida em abundância.



COMUNICADO CRISMA

* PARA OS CRISMANDOS DA SEDE RURAL, REGIÃO DA VILA CAIXA, ISIDORO, LARANJEIRA E DE SÃO PAULINHO.
Dia 02 de março, as 09:00h na Igreja Matriz.

* PARA CRISMANDOS DA REGIÃO DA BARRA DO INGÁ E EBROM.
Dia 02 de março, as 16:00h na Capela da barra do Ingá.

* PARA CRISMANDOS DO CENTRO E BAIRROS.
Dia 04 de março, as 18:00h na Igreja Matriz.

LITURGIA DO DIA

QUARTA-FEIRA, 29 DE FEVEREIRO DE 2012
1ª Semana da Quaresma


* PRIMEIRA LEITURA (Jonas 3,1-10)
Leitura da Profecia de Jonas.
1A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas, pela segunda vez: 2“Levanta-te e põe-te a caminho da grande cidade de Nínive e anuncia-lhe a mensagem que eu te vou confiar”. 3Jonas pôs-se a caminho de Nínive, conforme a ordem do Senhor. Ora, Nínive era uma cidade muito grande; eram necessários três dias para ser atravessada. 4Jonas entrou na cidade, percorrendo o caminho de um dia; pregava ao povo, dizendo: “Ainda quarenta dias, e Nínive será destruída”. 5Os ninivitas acreditaram em Deus; aceitaram fazer jejum, e vestiram sacos, desde o superior ao inferior. 6A pregação chegara aos ouvidos do rei de Nínive; ele levantou-se do trono e pôs de lado o manto real, vestiu-se de saco e sentou-se em cima de cinza. 7Em seguida, fez proclamar, em Nínive, como decreto do rei e dos príncipes: “Homens e animais bovinos e ovinos não provarão nada! Não comerão e não beberão água. 8Homens e animais se cobrirão de sacos, e os homens rezarão a Deus com força; cada um deve afastar-se do mau caminho e de suas práticas perversas.9Deus talvez volte atrás, para perdoar-nos e aplacar sua ira, e assim não venhamos a perecer”. 10Vendo Deus as suas obras de conversão e que os ninivitas se afastavam do mau caminho, compadeceu-se e suspendeu o mal, que tinha ameaçado fazer-lhes, e não o fez.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus. 


* SALMO (Salmos 50)
— Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!
— Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!

— Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado, e apagai completamente a minha culpa!
— Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido. Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!
— Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, e, se oferto um holocausto, o rejeitais. Meu sacrifício é minha alma penitente, não desprezeis um coração arrependido! 


* EVANGELHO (Lucas 11,29-32)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 29quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. 30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior que Salomão. 32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

CONVITE TERÇO DOS HOMENS


Convidamos todos os homens  a participarem do Terço dos Homens.

Toda Terça-feira às 19:00 horas na Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Lembre-se, que o terço não é só dos homens, mas é para a família inteira e não se esqueçam de rezar quando for tentados, sem esquecer que a maior tentação é não rezar.

LITURGIA DO DIA

TERÇA-FEIRA, 28 DE FEVEREIRO DE 2012
1ª Semana da Quaresma


* PRIMEIRA LEITURA (Isaías 55,10-11)
Leitura do Livro do Profeta Isaías.
Isto diz o Senhor: 10Assim como a chuva e a neve descem do céu e para lá não voltam mais, mas vêm irrigar e fecundar a terra, e fazê-la germinar e dar semente, para o plantio e para a alimentação, 11assim a palavra que sair de minha boca, não voltará para mim vazia; antes, realizará tudo que for de minha vontade e produzirá os efeitos que pretendi, ao enviá-la.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

* SALMO (Salmos 33)
— O Senhor liberta os justos de todas as angústias.
— O Senhor liberta os justos de todas as angústias.

— Comigo engrandecei ao Senhor Deus, exaltemos todos juntos o seu nome! Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, e de todos os temores me livrou.
— Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de vergonha! Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda angústia.
— O Senhor pousa seus olhos sobre os justos, e seu ouvido está atento ao seu chamado; mas ele volta a sua face contra os maus, para da terra apagar sua lembrança.
— Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta e de todas as angústias os liberta. Do coração atribulado ele está perto e conforta os de espírito abatido. 


* EVANGELHO (Mateus 6,7-15)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras.8Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais. 9Vós deveis rezar assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus. 11O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. 12Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, 13e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. 14De fato, se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. 15Mas, se vós não perdoardes aos homens, vosso Pai também não perdoará as faltas que vós cometestes”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

HOMENAGEM DO ECC AO PE. CRISARES

No ultimo sábado, 25, o ECC prestou uma homenagem ao Padre Crisares expressando sua gratidão e reconhecimento por todo o carinho e dedicação, com que por tantos anos, esteve disponível ao serviço-escola ECC, em prol das famílias, em Acopiara.

“Obrigado pela assistência que nos deu, com sua incansável presença, às vezes com alguns puxões de orelha, mas sempre com muita humildade e disponibilidade” ressaltou a direção 2011 que na ocasião passava a responsabilidades para a nova diretoria 2012.

Na ocasião além de muitos membros do ECC estavam presentes os Padres João Batista e Glauberto.

O Encontro de Casais com Cristo – ECC – é um serviço da Igreja, em favor da evangelização das famílias. Procura construir o Reino de Deus, aqui e agora, a partir da família, da comunidade paroquial, mostrando pistas para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo. Para isto, busca compreender o que é "ser Igreja hoje" e de seu compromisso com a dignidade da pessoa humana e com a Justiça Social.












IGUATU RECEBE A CRUZ E O ÍCONE COM IMAGEM DE NOSSA SENHORA




A Jornada Mundial da Juventude foi criada pelo Papa João Paulo II, em 1985, e consiste num encontro de centenas de milhares de jovens católicos. As jornadas acontecem a cada dois anos, numa cidade escolhida para celebrar a grande jornada em que participam pessoas do mundo inteiro.

O Bote Fé vai acontecer nas 276 dioceses do país e promove um conjunto de atividades que une a todos em volta desta visita da Cruz e do Ícone, para celebrar a mensagem própria que estes símbolos carregam e proporcionar situações propícias para o desenvolvimento da evangelização da juventude em cada realidade.

No último sábado, 25, a Diocese de Iguatu recebeu a visita da Cruz da Jornada Mundial da Juventude e do Ícone de Nossa Senhora. Os símbolos estão percorrendo o Brasil em preparação para a JMJ 2013 no Rio de Janeiro. 

Tendo na sua programação a passagem dos símbolos em três cidades da Diocese, Cedro, Icó e Lima Campos, antes de chegar à cidade de Iguatu.

Por volta das 16:00h deste domingo, 26, os símbolos chegaram na cidade de Iguatu. Foi grande a emoção, quando na  ponte que dá acesso a cidade e que fica sobre o rio Jaguaribe, os jovens da Diocese, aguardavaM a Cruz e o Ícone que vinham da cidade de Icó e Lima Campos. Se fazia presente nesta cidade um grande número de jovens, crianças, adultos e idosos tanto da cidade como das cidades vizinhas que vieram prestigiar esse grande momento. A cruz e o ícone andaram pelas ruas de Iguatu em direção a praça da Igreja Matriz Nossa Senhora Sant’Ana onde foi celebrada a Santa Missa e em seguida um show com a Banda Shalon God.

Durante a Santa Missa Dom João, Bispo de Iguatu, ressaltou: Os jovens têm a oportunidade de reavivar a fé. Com certeza é um momento único e de muitas Graças e bênçãos na vida de todo nosso povo. É visível a fé das pessoas que puderam ter um contato direto com esses sacramentais. Apesar de todo cansaço e de toda a correria é uma experiência que jamais esqueceremos. Poder sentir a mística da cruz e o significado que ela tem na vida de todos nós cristãos. Saber que pessoas de diversas partes do mundo fizeram suas orações e súplicas a Deus diante daqueles símbolos nos faz sentir mais próximos dos irmãos. Que os frutos dessa visita sejam inúmeros na vida da juventude de nossa diocese e de todo nosso país.”

As pessoas se emocionaram ao tocar no ícone de Nossa senhora, jovens disputavam espaço para segurar a Cruz, um dia muito bonito que marcou o segundo dia da presença dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude na Diocese de Iguatu.

Na segunda-feira a Cruz e o Ícone continuam em Iguatu com a seguinte programação:

05:00h –Saída Visita Presidio – Momento Celebrativo
06:00h – Missa no Presidio
14:00h - Visita nos Bairros mais pobre (João Paulo) – Via Sacra
Parte Social: Fundação Edvane Matias, Senac, Sesc, Lions Club.
18:30h - Missa de Encerramento na Catedral.
20:00h - Entrega da Cruz a Diocese de Quixadá.



















LITURGIA DO DIA

SEGUNDA-FEIRA, 27 DE FEVEREIRO DE 2012
1ª Semana da Quaresma

* PRIMEIRA LEITURA (Levítico 19,1-2.11-18)
Leitura Livro do Levítico.
1O Senhor falou a Moisés, dizendo: 2“Fala a toda a comunidade dos filhos de Israel, e dize-lhes: Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo.  11Não furteis, não digais mentiras, nem vos enganeis uns aos outros. 12Não jureis falso por meu nome, profanando o nome do Senhor teu Deus. Eu sou o Senhor.  13Não explores o teu próximo nem pratiques extorsão contra ele. Não retenhas contigo a diária do assalariado até o dia seguinte. 14Não amaldiçoes o surdo, nem ponhas tropeço diante do cego, mas temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor. 15Não cometas injustiças no exercício da justiça; não favoreças o pobre nem prestigies o poderoso. Julga teu próximo conforme a justiça. 16Não sejas um maldizente entre o teu povo. Não conspires, caluniando-o, contra a vida do teu próximo. Eu sou o Senhor. 17Não tenhas no coração ódio contra teu irmão. Repreende o teu próximo, para não te tornares culpado de pecado por causa dele. 18Não procures vingança, nem guardes rancor aos teus compatriotas. Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor”.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


* SALMO (Salmos 18)
— Ó Senhor, vossas palavras são espírito e vida!
— Ó Senhor, vossas palavras são espírito e vida!

— A lei do Senhor Deus é perfeita, conforto para a alma! O testemunho do Senhor é fiel, sabedoria dos humildes.
— Os preceitos do Senhor são precisos, alegria ao coração. O mandamento do Senhor é brilhante, para os olhos é uma luz.
— É puro o temor do Senhor, imutável para sempre. Os julgamentos do Senhor são corretos e justos igualmente.
— Que vos agrade o cantar dos meus lábios e a voz da minha alma; que ela chegue até vós, ó Senhor, meu Rochedo e Redentor!


* EVANGELHO (Mateus 25,31-46)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 31“Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso. 32Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. 34Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! 35Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; 36eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar’. 37Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede e te demos de beber? 38Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? 39Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar?’ 40Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo, que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’ 41Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. 42Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; 43eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não fostes me visitar’. 44E responderão também eles: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou nu, doente ou preso, e não te servimos?’ 45Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!’ 46Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO REALIZA ASSEMBLÉIA PAROQUIAL

Nesta sexta-feira, 24, e sábado, 25, a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro realizou a Assembléia Paroquial de 2012, no Centro Pastoral. A Assembléia teve como objetivo aprofundar o tema da Campanha da Fraternidade e discutir as urgências pastorais em nível paroquial.  Aproximadamente 100 pessoas de diversas idades e representantes das várias pastorais, grupos, movimentos , setores e comunidades da paróquia  estiveram presentes.  O trabalho foi coordenado pelo Pe. João Batista e pela equipe criada especialmente para a Assembléia.

Pe. João Batista, pároco, deu início à assembléia fazendo a oração e uma pequena e breve apresentação da programação para os dois dias da Assembléia.

Foi feito estudo da Campanha da Fraternidade, que vai tratar sobre a saúde pública no Brasil.  Em grupos, a assembléia procurou identificar algumas pistas para ação, a partir do que foi apresentado sobre a campanha.


Pe. João Batista fez a introdução do estudo das Diretrizes Gerais, dizendo que não podemos ter apenas a Bíblia em mãos para termos uma ação evangelizadora.

Apresentou o Objetivo Geral das Diretrizes alertando que por Objetivo Geral deve-se entender que todos devemos perseguir esse objetivo: padres, catequistas, pastorais, movimentos, todo o povo em geral.

O Objetivo Geral das novas diretrizes é “Evangelizar a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres para que todos tenham vida (cf. Jo 10,10), rumo ao Reino definitivo.

Salientou ainda que ser discípulo é aprender de Cristo. Alertou que muitos de nós estamos sendo missionários, mas, não estamos sendo discípulos: seguidor de Cristo e estar com Cristo e é estar fazendo a experiência de Jesus Cristo, ou seja, a experiência Pascal de Cristo (experiência de Paixão, Morte e Ressurreição e ao mesmo tempo: em Cristo ter uma vida nova.

Para encerrar a introdução às Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora, Pe. João apresentou as cinco urgências da evangelização apontadas por esse documento de diretriz da CNBB a saber: 1) Igreja em Estado Permanente de Missão; 2) Igreja Casa da Iniciação Cristã; 3) Igreja Lugar da Animação Bíblica e da Pastoral; 4) Igreja Comunidade de Comunidades; e, 5) Igreja a Serviço da Vida Plena para Todos. 

Com trabalho de grupo, os coordenadores e lideranças, sugeriram, considerando as urgências na ação evangelizadora, propostas a serem executadas na paróquia.

Foram dias especiais para todas as Comunidades, Pastorais e Movimentos, pois todos tiveram a oportunidade de partilhar suas ideias e opinar sobre o caminho que a Paróquia trilhará em comunhão com as Diretrizes propostas pela CNBB. 

Segundo o Pe. João Batista, a Assembléia superou as expectativas. “Foi um momento que teve a participação de todos. Pessoas de todos os grupos estavam juntas e foi bem representativa com integrantes de todos os grupos de nossa Paróquia. Antes do encontro houve uma mobilização forte das pastorais e comunidades, que fez com que houvesse a construção do projeto pastoral e proporcionou a participação de todos na Assembléia. Desta forma, todos puderam contribuir”, explicou o pároco. 

"Agradeço a Deus, a todas as equipes de trabalhos, a colaboração em toda a preparação e realização da nossa Assembléia e também ao Pe. Glauberto pelo espaço cedido para a realização de nosso encontro", ressalta o Pe. João Batista.

O encerramento se deu com as orientações do pároco e os encaminhamentos dos trabalhos para ano de 2012, abrindo  espaço para avaliação do encontro e a benção aos participantes.